favoritos
80-82-83-87-92-09
1980 - Flamengo Campeao - Vice - Atletico Mineiro

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980 foi o primeiro vencido pelo Flamengo de Zico, que durante toda a década de 1980 iria colecionar títulos nacionais e internacionais.
A CBD foi desmembrada e surgiu a CBF. Os clubes mais tradicionais passaram a pressionar a recém-criada confederação a reformar o Campeonato Brasileiro, que vinha crescendo ano a ano em número de participantes, tendo chegado ao recorde de 94 clubes no ano anterior.
Finalmente, a CBF decidiu dividir o campeonato em três divisões: a Taça de Ouro (com os 40 clubes mais fortes da época), a Taça de Prata e a Taça de Bronze. Mas, ao aplicar de forma particular as recomendações da Fifa sobre acesso e descenso, a CBF criou um inédito mecanismo de "acesso intermediário", no mesmo ano das competições: as 4 equipes melhor classificadas na primeira fase da Taça de Prata passariam a disputar a segunda fase da Taça de Ouro. As demais equipes da Taça de Prata permaneceriam na sua competição, disputando o título do torneio, e ainda duas vagas para a Taça de Ouro do ano seguinte, que acabaram ficando com Londrina e CSA/AL.

Raul; Leandro, Marinho (Figueiredo), Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Cláudio Coutinho (1980-1981)
 
O SEGUNDO DA MAIS UM GOSTINHO
1982 - Flamengo Campeao - Vice- Gremio

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1982 foi vencido pelo Flamengo.

Foi mantido o esdrúxulo sistema do ano anterior, com acesso da Taça de Prata para a Taça de Ouro no mesmo ano. Desta vez, os beneficiados foram o Corinthians, América/RJ, São Paulo/RS e Atlético/PR.
Pela primeira vez, a final foi decidida somente no terceiro jogo, com o Flamengo conquistando o seu segundo título brasileiro sobre o Grêmio no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
O Guarani nesse ano conquistou o recorde de média de gols no campeonato brasileiro, com 2,65 gols/partida. O Campeão da Taça de Prata nesse ano foi o Campo Grande/RJ. 40 clubes organizados em oito grupos com cinco clubes em cada. Jogando em turno e returno, classificando-se os três primeiros colocados de cada grupo. Os 24 clubes classificados na primeira fase, mais os 4 classificados na repescagem, mais os 4 primeiros colocados da primeira fase da Taça de Prata. Sistema eliminatório, com jogos em ida-e-volta. Exceção: na última etapa (jogos finais), empate na soma dos dois primeiros jogos levaria a um terceiro confronto; se este terminasse empatado, seria campeão o clube com melhor campanha durante todo o campeonato.

Leandro, Raul,Marinho, Figueiredo, Andrade, Junior,
Tita, Adilio, Nunes, Zico e Lico
 
NO TERCEIRO A GENTE SE ENCHE DE ORGULHO
1983 Flamengo Campeao - Vice- Santos
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1983
Foi novamente vencido pelo Flamengo, que se tornou o quarto clube brasileiro a conquistar um bicampeonato (como Santos,Palmeiras e Internacional), e o terceiro a chegar a três títulos, igualando os feitos de Internacional, Palmeiras e Santos.
No aspecto mais geral, foi mantida a fórmula de disputa dos dois anos anteriores. Mas foi criada uma terceira fase de grupos antes das finais eliminatórias, e mais uma vez alteraram-se os critérios de desempate na fase final. Pelo terceiro ano consecutivo, manteve-se o acesso direto de 4 clubes da 1ª fase da Taça de Prata para a 2ª fase da Taça de Ouro. Desta vez, os beneficiados foram Guarani, Botafogo/SP, Americano e Uberaba.
Mudaram também os critérios de inclusão dos clubes no campeonato, que haviam sido bastante rígidos em 1981 e 1982: o Santos, que terminou o ano como vice-campeão brasileiro, participou da Taça de Ouro como convidado, já que fora nono no Campeonato Paulista do ano anterior.
O campeão da Taça de Prata de 1983 foi o Juventus/SP, e o vice-campeão o CSA/AL.
Bigu, Raul, Mozer, Marinho, Leandro e Junior,
Eder, Adilio, Baltazar, Zico e Julio Cesar.
 
NO QUARTO A GENTE OLHA PRA TRAS E VE OS OUTROS LONGE
1987 - Flamengo Campeão - Vice - Internacional

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987
A primeira menção a um "enxugamento" para 16 clubes foi feita já em setembro de 1986, quando o dirigente vascaíno Eurico Miranda, em um momento em que o Vasco estava ameaçado de rebaixamento sugeriu que o Campeonato Brasileiro de 1987 tivesse apenas 16 clubes, que seriam os maiores do Brasil. Eurico, na ocasião, definiu os maiores clubes do Brasil como sendo 13: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional-RS e Bahia. Segundo a proposta dele, os outros 3 clubes a compor os 16 poderiam ser o melhor de Pernambuco na temporada, o melhor de Goiás na temporada, e etc. Esses 13 clubes tinham vencido 24 entre as 25 competições de abrangência nacional que haviam sido disputadas no Brasil de 1959 a 1985, sendo a exceção o Campeonato Brasileiro de 1978, vencido pelo Guarani, que seria vice-campeão brasileiro em 1986.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo de 26/09/1986 (pág.14), o regulamento do Campeonato Brasileiro de 1986 determinaria 24 clubes na Primeira Divisão em 1987. São Paulo, Guarani, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Inter de Limeira, Santos, America-RJ, Fluminense, Flamengo, Vasco, Bangu, Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Bahia, Santa Cruz, Náutico, Criciúma, Joinville, Ceará, CSA, Rio Branco, Goiás, Atlético-GO e Treze. Segundo a mesma matéria de jornal, na Segunda Divisão de 1987 jogariam: Botafogo (RJ), Ponte Preta, Central, Vitória, Sport-PE, Comercial (MS), Nacional, Sobradinho, Coritiba, Operário, Remo e mais os campeões estaduais de 1987. A mesma matéria informa que os dirigentes do Botafogo-RJ tentariam uma manobra na Justiça para tentar colocar o Botafogo na Primeira Divisão, na vaga do Joinville, que ficou entre os 28 da Primeira Divisão, mas perdeu na Justiça em caso de doping de jogador do Sergipe, em partida que os times empataram.

Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico (Flávio); Renato, Bebeto e Zinho. Técnico: Carlinhos.
 
NO QUINTO COMEÇAMOS A QUERER MAIS UM
1992 - Flamengo Campeão - Vice - Botafogo

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1992
Essa foi a segunda vez que dois clubes cariocas decidiram o Brasileiro, a exemplo de 1984, quando Vasco e Fluminense fizeram a final.
Esse também foi o terceiro ano consecutivo, em que o Campeonato Brasileiro foi disputado por 20 clubes, e pela quinta vez seguida, com acesso e descenso, conforme recomendado pela FIFA.
No entanto, a CBF resolveu "virar a mesa", mudar as regras e inchar o campeonato para 1993, que passaria a contar com 32 clubes já na primeira fase. A regra que definiu que subiriam 12 clubes para a Série A do ano seguinte foi definida em janeiro de 1992, antes do início da competição. Por conta do ascenso de 12 clubes, o Campeonato Brasileiro de 1993 teve também o seu formato alterado.

Gilmar; Charles, Wilson Gotardo , Gelson Baresi e Piá; Fabinho (Mauro), Uidemar, Júnior e Zinho; Gaúcho e Júlio César. Técnico: Carlinhos.
 
HEXA-CAMPEÃO DE FATO
2009 - Flamengo Campeão - Vice - Internacional
1 Bruno • 2 Léo Moura • 4 Ronaldo Angelim • 5 Airton • 6 Juan • 8 Willians • 9 Dênis Marques • 10 Adriano • 11 Emerson • 13 Maldonado • 14 Álvaro • 15 Kléberson • 16 Fierro • 17 Maxi Biancucchi • 18 Gil • 19 Everton Silva • 20 Diego • 21 Toró • 22 Éverton • 23 Welinton • 26 Zé Roberto • 27 Paulo Victor • 28 Fabrício • 29 Marcelo Lomba • 30 Erick Flores • 32 Alex Cruz • 33 Lenon • 34 Camacho • 35 Jorbison • 37 Bruno Mezenga • 38 Marlon • 39 Rômulo • 40 David • 42 Galhardo • 43 Petković • Treinador: Andrade

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009 teve início em maio terminou em dezembro de 2009. Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Futebol teve uma quarta divisão (Série D). O torneio foi organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Foi disputada em turno e returno, com 20 clubes. Os quatro primeiros colocados obtiveram classificação para a Copa Libertadores da América de 2010. Os clubes que terminaram entre a 5ª e a 12ª posição, participaram da Copa Sul-americana de 2010. Os quatro últimos foram rebaixados para a Série B do ano seguinte. O torneio começou a ser disputado em 9 de maio e terminou em 6 de dezembro.
O título e as vagas na Copa Libertadores só foram definidos na última rodada. O Flamengo precisava de uma vitória sobre o Grêmio, no Maracanã, para conquistar o título brasileiro depois de 17 anos, resultado que se confirmou com os 2 a 1.Internacional e São Paulo, que também lutavam pelo título, ficaram com as vagas na Copa Libertadores, além do Cruzeiro. O Corinthians já estava classificado antecipadamente por ter conquistado a Copa do Brasil.
Entre os clubes rebaixados para a Série B, o Sport foi o primeiro a confirmar a queda após empatar em 2 a 2 com o Palmeiras em 11 de novembro. Na penúltima rodada, o Náutico tornou-se a segunda equipe rebaixada após perder para o Santo André por 5 a 3. Na última rodada caíram os outros dois clubes: o Santo André, após derrota para o Internacional por 4 a 1, e o Coritiba, após o empate em 1 a 1 contra o Fluminense.

 
HEXA DE FATO E DE DIREITO
Estamos construindo as nossas paginas. Ajude-nos a crescer nossa Nação Sem Fronteiras
Copyright Flamigos.com 2013